Ervas em atuação em nosso campo energético
Em alguns terreiros de Umbanda é comum encontrarmos nossos amados Pretos e Pretas Velhas, assim como alguns Caboclos, atendendo com algumas ervas. Pai Benedito, em nossa casa, trabalha com um galho de arruda, guiné e alecrim, em suas benzeduras.
Bastante comum também são as recomendações de banhos de ervas, principalmente para descarrego (limpeza) e energização.
Atualmente muitas pessoas perderam muito de seu contato com a natureza e com a magia e poder das ervas, o que as priva de desfrutar dos seus benefícios.
Considerando-se que nossos corpos são um aglomerado de energias e que nos vegetais encontramos toda sorte de princípios energéticos potencialmente ativos, é natural que nos beneficiemos deles para nos reequilibrarmos.
A energia vital que nos sustenta não vem somente dos alimentos que ingerimos, mas também do ar que respiramos e das energias que são absorvidas pela nossa aura, ou campo energético. E é justamente aí que as as plantas agem.
Em nosso dia a dia, convivemos com diversos tipos de pessoas, em ambientes diversos e, querendo ou não, acabamos por absorver as energias que circundam estes ambientes e pessoas. Sem contar aquelas geradas pelos nossos próprios pensamentos e atitudes. Como ninguém é perfeito, do contrário não estaríamos juntos neste Planeta que ainda é de provas e expiações, sentimentos como raiva, irritação, medo, tristeza acabam por sugar nossa energia vital.
Com o tempo e a falta de cuidado com nossos pensamentos e atitudes, perdemos nossa capacidade de absorção desta energia vital.
É aí que vem em nosso socorro a natureza pródiga de frutos, folhas, sementes e raízes, auxiliando-nos a recompor nossa aura, equilibrando sentimentos e emoções e eliminando as energias negativas acumuladas.
Quero aqui deixar claro que não é porque se tratam de elementos naturais que podemos usar indiscriminadamente. Tudo em excesso é prejudicial, até mesmo quando utilizamos os recursos da natureza.
Abusar dos banhos de descarrego pode acabar por nos deixar desvitalizados, tendo efeito contrário.
Obs: Nos banhos de ervas não é necessário muita quantidade de ervas. Algumas folhas são suficientes e água suficiente para que possa ser utilizado em todo o corpo.
Outro fator importante: ao preparar e tomar o banho de ervas, mentalize sentimentos de humildade e gratidão , através de uma simples prece, agradecendo e pedindo à Mãe Natureza que abençoe este banho, que ele limpe e equilibre sua aura, devolvendo o ânimo e a coragem para seguir na sua trajetória terrena.
As ervas que podem ser adicionadas ao seu banho, são feitas de acordo com a necessidade de cada um, mas isto lembre-se de perguntar ao seu dirigente no seu terreiro.