Queridos irmãos, Texto de nosso irmão Carlos de Ogum - Filho de Jorge, leiam com muita atenção:


REFLEXÕES DE UM FILHO DE PEMBA AOS FILHOS DE FÉ.

Essas palavras são destinadas a todos que desejam realmente investir um pouco do seu tempo analisando a sua própria existência no plano físico e a presente oportunidade na Terra, entendendo melhor a mais importante razão de sua vinda, de uma maneira racional e objetiva, utilizando e compartilhando com seus pensamentos e deduções sobre o que irá ler nos capítulos abaixo, refletindo tão somente com seu próprio EU (Alma) e seu Anjo de Guarda (a energia do PAI que existe dentro de cada um de nós), completo, o que fará acontecer dentro de cada um o encontro entre a razão e a emoção com o equilíbrio que você mesmo quiser atingir.

Independente do estágio espiritual que você se encontre e de tudo aquilo que pôde ver e concluir em sua estrada de vida até aqui, com o que você aceita e/ou aprendeu sobre religiosidade, deixando de lado, pelo menos um pouco tudo isso, para que suas reflexões diante do exposto possam se encaixar no que você entende como racionalmente aceitável e não crie um choque lhe tirando a concentração diante dos fatos vistos por outros ângulos que não irão considerar suas profissões, metas ou ambições pessoais, maneira de se manter vivo ou até mesmo tudo aquilo que aparentemente se impõe a você como necessidade atual de vida, incluindo suas crenças ou devoções.

Essa reflexão foi se construindo pouco a pouco, a cada dúvida, em momentos diferentes da minha própria vida, onde o convívio diário com as energias e forças da natureza, a palavra e o ensinamento dos grandes mestres, o fato de ter presenciado feitos raros, mesmo diante do estágio atual do conhecimento científico da humanidade, que não poderiam deixar de ser registradas, com o único intuito, de nos fazer ver e sentir que o MANDAMENTO BÁSICO DA UMBANDA é a CARIDADE, em tudo, nas ações, palavras e pensamentos. O abandono total do TER, pois o mais importante é a FÉ em que sempre nos será dado tudo o que realmente precisarmos .

Assim sendo, desejo a todos uma boa leitura e um bom aproveitamento do conteúdo presente. E que o PAI OXALÁ em sua infinita misericórdia possa sempre nos abençoar, ajudando-nos a não esquecer nossa principal missão que é o de reconstruir nosso modo de pensar e agir, elevando, lado a lado, nossas almas e nossos anjos de guarda, para que possamos dignificar a presença do PAI dentro de nós mesmos e atingirmos assim um degrau mais elevado ao que tínhamos quando aqui chegamos e, quem sabe, com a ajuda de nossos mentores espirituais atingirmos o início da plenitude de nossa evolução o quanto antes e aí então, poderemos dar continuidade realizando a missão de auxílio a todos que ainda estão em meio a essa jornada.

Que o PAI OXALÁ possa estar presente em nossos corações a todo instante de nossas vidas, nas alegrias e também em nossos momentos difíceis, evitando que nossos próprios guias e protetores possam ficar tristes diante de nossas atitudes, quase sempre realizadas sem a reflexão e a lembrança principal de que nossas cabeças são o altar que os mestres ocupam para levar ao PAI as preces daqueles que nos procuram e que tanto necessitam desse apoio de um verdadeiro Filho de Pemba.


MOTIVO PARA O RESSURGIMENTO DA UMBANDA NA TERRA

A Umbanda não é apenas mais uma religião, na verdade foi reiniciada no LOGUS SUPERIOR DO UNIVERSO com a finalidade de facilitar a todos, EM TODOS OS PLANOS DE EVOLUÇÃO, tanto os que estão usando a oportunidade de estarem encarnados no plano físico, portanto, no plano da AÇÃO, bem como, a todos os que aqui já estiveram, evoluíram e hoje na qualidade de Mestres, Guias e Protetores auxiliam os que aqui ainda estão peregrinando em suas próprias evoluções.

Dessa forma, o Senhor do Universo, independentemente de como cada um de nós prefira chamá-lo, evocá-lo ou até mesmo definí-lo, facilitou muito a sairmos da obscuridade, de somente agir ou raciocinar sobre aquilo que conseguimos enxergar ou entender, lembram do exemplo do apóstolo Tomé ? Só vendo para crer...

O Pai nos tornou, quer por mérito, por necessidade/missão ou todas, mais sensíveis, aumentando muito nossa capacidade de usarmos plenamente todos os sentidos que possuímos e nossos chakras, ajudando-nos a ouvir os conselhos de nossos mentores espirituais e também nos aproximando, cada vez mais, das mensagens de nossos próprios Anjos de Guarda, com isso, tenderemos a errar menos, estando melhor orientados, tudo isso, respeitando a dádiva recebida do PAI que é o nosso próprio LIVRE ARBÍTRIO. Sabemos que nem todos, no momento presente, alcançaram o mérito da Mediunidade Ativa, embora todos tenhamos nossos chakras físicos funcionando, nem todos conseguem a abertura dos mesmos e é isso que proporciona a excepcionalidade aos médiuns ativos, que tem por obrigação se prepararem através do Amor, da e do Conhecimento, para poder ajudar de fato àqueles que por livre iniciativa buscam o alívio e o socorro físico na Umbanda e também proporcionar aos Mestres Superiores a expansão da Luz Divina na Terra.

CHAKRAS => Fisicamente são as glândulas produtoras de todas as substâncias necessárias ao corpo físico e os portais de comunicação com o universo.

AMOR, FÉ E CONHECIMENTO

O maior santuário sagrado do PAI é a nossa ORY ou CAMUTUÊ (cabeça) e o Amor é a maior força do Universo, a Fé é muito importante, o Conhecimento também, mas lembrem-se que àqueles que utilizam o Conhecimento com objetivo de prejudicar, fazem-no também com FÉ.

A Magia, tal e qual a Raça Humana, não tem cor, a diferença sempre é a presença ou ausência do verdadeiro AMOR que demontra real Intenção.

De que vale o Conhecimento, se não para nossa própria evolução espiritual, para quem o possui, repassá-lo já é bastante significativo, desde que o pratique, pois o exemplo por si só substitui milhares de páginas escritas e outras milhares de horas de aulas realizadas.

A falta de AMOR, da FÉ e do Conhecimento leva sempre os necessitados a caírem no vazio da falta de Esperança, ou seja, na descrença. Por isso, nenhum dos três é dispensável, ou estão verdadeiramente presentes, mesmo que com intensidades diferentes, ou o médium não está preparado ainda para arcar com as responsabilidades que está exercendo.

Outro assunto muito importante é que o PAI não designa à todos os médiuns a função de Zeladores Espirituais, até por que esse desígno chamado de COROA somente ELE a dá e para aqueles que ao longo de toda a evolução (encarnações), por mérito, conquistaram a confiança do PAI para construir um rebanho que terá por missão cuidar de tantos outros que sempre irão necessitar da misericórdia e da caridade do PAI. O trabalho de preparar pessoas ( médiuns) é muito sério, importante e perigoso, pois somente os que possuem COROA têm Licença de plantar sacramentos na Ory e no Ará dos médiuns. O objetivo principal é ao entendermos isso podermos cuidar, principalmente, de nós mesmos.

O efeito multiplicador chamado de Desenvolvimento é muito importante e contínuo, pois a cada passo conquistado, ELE reconhece e permite que avancemos mais, tanto em energias superiores que passam a nos proteger, como também nos são dadas novas missões cada vez significativas.

O exemplo das nossas atitudes e a dos nossos mentores espirituais quando estamos incorporados, deixa muito nítido o quanto temos de cada uma dessas forças dentro de nós mesmos e se realmente estamos preparados para lidar com os Anjos de Guarda de nossos irmãos.

Deixo agora uma reflexão vinda de um grande mestre :

QUEM NÃO TEM PARA SI, NÃO TEM O QUE DIVIDIR... “

A MEDIUNIDADE

Todos que recebemos a Oportunidade de estarmos aqui no Plano da Ação, fisicamente perfeitos ou não, devemos ter a consciência que a vida de cada um é muito valiosa, o Tempo é uma energia muito poderosa e que cada um de nós temos, agregados às nossas almas e aos nossos anjos de guarda, tudo o que o PAI nos concedeu, por nosso mérito e ao longo de toda a nossa trajetória de evolução, forças espirituais que após o início da puberdade de cada um tendem a se manifestar, não importa de que maneira, quer seja através da comunicação mental, da incorporação física (mesmo que apenas em algumas partes de nosso ará[corpo]) ou pela vidência/clarividência.

A mediunidade ativa e bem utilizada auxilia muito o resgate kármico de todos, além de proporcionar o engrandecimento e a evolução espiritual da alma.

Então qual foi a grande mensagem do Cristo ? Aquela que uma vez anunciada, criou e gerou uma nova relação entre o PAI e nós pecadores e que muitos até hoje não a entenderam...

O velho testamento dizia “OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE” , no Tempo certo o PAI envia através de seu Filho sua mensagem à humanidade falando do AMOR . . . “ Dê a outra face, o puro que atire a primeira pedra “ ou como disse a Madalena: - “ Vá e não peques mais! ”.

O que nós Umbandistas e demais espíritas conseguimos retirar dessas palavras divinas ?

A CARIDADE despreendida de quaisquer reconhecimentos, pagamentos ou honrarias, é o o PAI espera, você a recebeu DELE e o resultado retira e ameniza dos nossos caminhos quaisquer dificuldades ou problemas kármicos, a LEI MAIOR só a reconhece enquanto ANÔNIMA e, principalmente, quando é direcionada àqueles que não nos agradam ou não nos querem o bem.

A Lei do ELEDÁ (Eledá Tundi) não se aplica à UMBANDA !

Trata-se de uma Lei muito antiga que fala sobre não recebermos ou aceitarmos nenhuma ajuda sem o devido pagamento por ela, os tatás/pagés do passado a usavam para sobreviver, ou seja, tornavam suas capacitações em profissões. A UMBANDA ensina o lucro na LUZ ...

FUNDAMENTOS

Como dito anteriormente, o Fundamento básico da Umbanda é a prática da Caridade, Caridade em tudo, nas ações, nas palavras e nos pensamentos. Nenhum Umbandista de fato poderá alegar quaisquer excepcionalidades em situações que possam lhe trazer benefícios patrimoniais ou financeiros, pior ainda se exigidos.

Se a Lei Maior está sendo cumprida, se o Zelador é de fato quem diz ser ele ou qualquer Filho de Pemba que estiver no caminho certo, nada do que realmente necessite irá lhe faltar.

Não questionamos nenhuma das religiões onde seus líderes façam da função uma forma de sobreviver materialmente, até por que sabemos que alguns fazem-no em tempo integral e já por muitos anos, recebendo o que estiver vigorando à época para que possam viver, apenas ressaltamos que todos que tiverem acesso a esse texto saibam que na UMBANDA isso não é permitido, em hipótese alguma, o ressarcimento material a qualquer título, por quaisquer benefícios que nossos irmãos venham a alcançar , fere o FUNDAMENTO BÁSICO, do amor, da fé e da caridade !

Nenhuma palavra deve ser ouvida como justificativa, somos apenas veículos da vontade do PAI e se tivermos merecimentos, será dele que iremos receber. Novamente cito palavras de um grande mestre :

Se tens a porta aberta para receber aflitos e dividir com teus irmãos o pão que te dei, o que deles mais irás tirar para ti ? Se tens realmente algo que possa ser distribuído , o recebestes de MIM e com AMOR e IGUALDADE irás dividir com teus irmãos.”

NÃO CONFUNDIR AS PALAVRAS ACIMA COM AS NECESSIDADES QUE TODOS TEMOS EM DIVIDIRMOS ENTRE OS ASSOCIADOS E O CORPO MEDIÚNICO DA CASA AS DESPESAS PARA MANTÊ-LA ABERTA AO PÚBLICO, RESPEITANDO-SE AS POSSES E O ARBÍTRIO DE CADA UM.

Aos incautos e aflitos, peço que observem bem essas palavras .

Alguns abusam da inteligência dos aflitos e chegam a pedir em nome do PAI, como se o PAI precisasse de quaisquer bens ou objetos materiais que possamos ter momentaneamente, lembrem-se que o Filho Sagrado dele veio ao mundo em um modestíssimo abrigo e, em um determinado momento, quando um de seus apóstolos lhe confidenciou :

.” Senhor , não temos como nos alimentar e mostrou ao Cristo apenas uma moeda ”; Nosso Senhor perguntou-lhe: O que vês nessa moeda ? E o apóstolo respondeu : A face de Cézar ! Então devolva-lhe, à Cézar o que é de Cezar ! ”

Como MELHOR poderemos presentear nossos mestres, guias, protetores ou Orixás, quer pela proteção contínua, pela cura alcançada ou qualquer graça obtida ?

-Pelo exemplo e a renúncia a quaisquer coisas supérfluas, confortos materiais exuberantes ou desnecessários. Isso mostra ao PAI que realmente aprendemos a sua LEI MAIOR e que valeu a pena a chance recebida dentre um número imensurável de Almas que choram pelo Tempo, na Kamalóka, por uma oportunidade que foi dada no Tempo presente a nós que aqui estamos.“

PRECEITOS E LITURGIA

A atmosfera terrestre é poluída a todo instante com tudo de impuro que a humanidade consegue fazer, falar e pensar. Conhecendo bem esse ambiente que nos cerca temos a obrigação de manter nossas cabeças limpas o mais que pudermos e cabe a nós mesmos com a ajuda dos verdadeiros Zeladores, com o conhecimento correto dos FUNDAMENTOS e PRECEITOS LITÚRGICOS, construírem um ambiente correto, limpo e digno para recebermos as vibrações e todos os eflúvios de nossos mestres, de forma que toda essa energia possa nos restaurar física e psiquicamente e ainda podermos distribuí-las aos que batem à nossa porta e que tanto necessitam de recebê-las.

A Umbanda é uma Religião Monoteísta, pois independentemente do nome que usamos para orar ou evocar o PAI - Senhor Poderoso criador de todo o Universo, do LOGUS MAIOR, Nosso PAI OXALÁ, uno e em todas as suas dimensões, conhecemos e evocamos as forças sagradas emanadas DELE, que nada mais são do que parte integrante do próprio PAI MAIOR e que devemos entender a competência, a presença e a função de cada uma dessas forças.

Na tríade sagrada coube ao Filho o Comando Maior da Umbanda, o nosso Pai Oxalá, a IFÁ (Divino Espírito Santo), aos Devas – Senhores do Karma/Darma, ao Arcanjo Miguel, os Elementos (o Ar, o Fogo, a Água e a Terra , os Orixás ou Inquices ( forças sagradas vivas da Natureza e ativas em todo o nosso Eco-Sistema ) e os Mensageiros de Aruanda (nossos amados Mestres do mundo da LUZ).

Todas essas Energias Sagradas são forças dispostas através das Sete Linhas de Umbanda e em cada uma dessas Linhas nós poderemos presenciar uma ou mais forças citadas acima.

PRECEITOS E LITURGIA

A Umbanda não utiliza o sacrifício de vidas animais em seus preceitos, respeitamos a vida em todas as suas formas, também não desconhecemos que não devemos ingerir alimentos oriundos do sacrifício animal. Todavia, o Livre Arbítrio é soberano em cada um de nós, àqueles que normalmente usam em sua alimentação quaisquer carnes, pelo menos tentem evitar a fazer comentários a respeito de Preceitos ou Liturgias alheias, assim estaremos eliminando a hipocrisia.

O sexo não é proibido na Umbanda, é uma fonte de energia que atua sobre o equilíbrio emocional e é necessária, desde que não seja realizado antes das cerimônias Litúrgicas ou entre irmãos de uma mesma corrente, Pais ou Mães de Santo).

Exceto àqueles casais que se conhecem dentro da corrente e formam uma família no Sacramento do Matrimônio, obedecendo o devido resguardo anterior às sessões acima.

Todos que vibram com o AMOR e vivem suas vidas emocional e racionalmente equilibradas devem entender que ninguém recebe em vida aquilo que não lhe é destinado ou merecido, os Devas, Senhores do Karma/Darma, sabem o que cada um de nós deve reaprender, portanto, devemos ajudar, ser solidários na dor de nossos irmãos, mas não podemos interferir ou concordar com a interrupção de qualquer vida, seja pela Lei do Homem – pena capital , seja concordando com guerras, ou abortos.

Falando em mérito, muitos se julgam acima de perigos ou feitiços, esquecem que a todo instante somos fracos na vigilância de nossos pensamentos, certos fatos e assuntos fazem com que vibremos de forma muito densa e isso abre o nosso corpo etérico às vibrações de densidades semelhantes e citadas.

Feliz daquele que tem sempre ao seu redor quem o defenda, compreenda e peça malême ao PAI pelos erros cometidos .



LIÇÕES DE MEU PAI OGUM

Atualmente o mundo e as áreas urbanas estão muito violentas e os riscos de mantermos as portas abertas , que é nossa principal meta, pode acarretar riscos de segurança em todos os presentes nas sessões, entretanto, todas as vezes que a direção material do templo pedia licença ao comando espiritual para fechar as portas, a resposta que vinha era : “ Os que mais precisam de nós são esses filhos que vocês recriminam, se entrarem e permanecerem com respeito, deixem-os ficar, se não, deixem-nos trabalhar, por que aqui nada farão a vocês, ou vocês não tem FÉ ?”

Kizila só existe entre nós na Terra, no mundo dos Orixás isso não existe,

É muito fácil tentar esconder ou explicar nossas desavenças humanizando-se o Reino de Deus (Orixás – Divindades e as Entidades)

Casa de Seu Jorge – Terreiro de Umbanda de Ogum Beira-Mar

Fundado em 24 de Junho de 1967 e filiado a :

Confederação Nacional Espírita, Umbandista e dos Cultos Afro Brasileiros e ao CONDU – Conselho Nacional Deliberativo de UMBANDA

Postagens mais visitadas deste blog

Oração a Ogum Beira Mar

ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ANGOLA

HOMENAGEM AOS OGANS...