7 - Regras básicas para frequentar um terreiro de Umbanda como a TEFAH:

 

1. VESTIMENTA

O terreiro de Umbanda é um local de culto, sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes. Utilize sim roupas confortáveis e claras. (Deixem os shortinhos para ir a praia ou eventos de recreação).

Grande parte das pessoas, num terreiro, irão estar descalças mas isto pode varia de terreiro para terreiro. Mas esteja preparada para a necessidade de tirar os sapatos antes de entrar no terreiro.

2. O QUE FAZER QUANDO CHEGAR?

Assim que você chegue no terreiro, vai ter necessidade de DESLIGAR OU COLOCAR PARA VIBRAR seus aparelhos de celulares ou eletrônicos para que o atendimento com o médium incorporado seja de máxima concentração e não haja desvio de atenção. Procure se concentrar também em preces e observe como é puro e bonito o trabalho em um terreiro.

3. COMO ESTAR DENTRO DO TERREIRO DE UMBANDA?

Um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Este é um local de encontro com Deus. Por isso, permaneça em silêncio e se deixe envolver por todos os rituais.

4. ANTES DE COMEÇAR

Antes da celebração, o dirigente da mesma irá começar por fazer uma defumação na casa. Esse ritual se assemelha a uma normal defumação e servirá para minimizar as energias negativas que possam estar presentes. Mas há ainda outros rituais que se fazem no terreiro, a grande maioria serve para fechar a casa a espíritos com más intenções.

5. SOLO SAGRADO

Normalmente, o solo sagrado é um local separado dos restantes por correntes ou portões. Lá, estarão o dirigente, os atabaques, os médiuns, os cambones e o congá – altar. Em alguns terreiros, poderá também existir uma fonte.

Você só poderá entrar neste espaço depois de ser chamado pois é aqui que os guias trabalham a bênçãos. Aqui é obrigatório entrar descalço. Assim que entre, você deve respeitar o altar, como sinal de respeito a Deus, aos Orixás e as entidades.

6. MAGIA RISCADA

No chão, você poderá ver alguns símbolos, como velas, pedras, água e outros elementos e é isso que se chama de magia riscada. São considerados comandos mágicos e aglutinadores de energia utilizados pelas entidades. Utilize roupas confortáveis e de cores claras pois o passe é feito num local sagrado e, assim, é importante que o respeite.

7. SOM

A música é muito importante num terreiro. Os atabaqueiros de umbanda cantam e tocam os pontos que irão fomentar a energia vibratória da gira. Cada momento possui um ponto e todos os instrumentos são vistos como sagrados.

Aprender a respeitar sempre uma casa que respeita você !

Postagens mais visitadas deste blog

Oração a Ogum Beira Mar

ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ANGOLA

HOMENAGEM AOS OGANS...