Ensinamento...Aprendi na umbanda

Hoje uma amiga veio me pedir um conselho. Ela tem uma amiga de outra religião, que diante de sua preocupação e ignorância religiosa, tentou avisá-la de que a Umbanda era ruim, coisa do diabo etc. Usava de argumentos banalizados, como “Deus não precisa de charuto, de cachaça. Você não precisa fazer trabalhos para ter bens materiais…”. Ou seja, julgou a Umbanda por um ponto de vista ultrapassado, ignorante e preconceituoso.

Então, eu disse a essa minha amiga, que respondesse da seguinte forma:

A Umbanda é uma religião, assim como a católica, assim como a evangélica, assim como qualquer outra. A Umbanda é uma religião linda, que traz consigo ensinamentos lindos. Na Umbanda não se faz mal a ninguém. Eu não preciso fazer “trabalhos” para conquistar bens materiais, porque Deus, meu Pai Maior, me fez capaz de conseguir isso por conta própria. Na Umbanda nosso mestre, após Deus, é Jesus Cristo. Um homem de grande fé, que nos ensinou que o MAIOR MANDAMENTO DE DEUS, é amar o próximo assim como Ele nos amou. Logo, quem sou eu para julgar os outros?
Na bíblia não diz qual religião é a certa, mas sim que devemos amar a Deus acima de tudo, e isso, na Umbanda nós fazemos. Na Umbanda não se mata animais, não se faz sacrifício, nem se usa sangue. Charuto ou cachaça são elementos de trabalho do Guia Espiritual e não da pessoa. São elementos como a água que se usa nas igrejas, como o vinho que o padre bebe na comunhão, como a “rosa ungida” que se usa na universal.
Na Umbanda só se faz o bem. Aprendemos que para a nossa evolução, devemos fazer o bem a todos, independente de qualquer coisa. E nossos guias espirituais também precisam de evolução. Se o nome é Caveira, qual o problema? Tanta gente carrega nomes de santos e faz tanto mal. Caveira não é uma coisa ruim, é o que nós somos por baixo da carne.
Muita gente fala sobre a Umbanda, Candomblé, Espiritismo, e nunca nem se quer entrou em um dos Templos para conhecer de verdade. Acreditam no que outros falam, porque preferem fechar os olhos para a grandiosidade que nosso Deus tem para nós.
Então, eu espero de coração que nossa amizade não deixe de existir por conta de religião. Eu te respeito, respeito tuas escolhas, e gostaria que você repeitasse a minha também. Entendo sua preocupação, mas te digo, com toda a verdade, que a Umbanda é maravilhosa, faz bem a muita gente.
Podem existir pessoas, dentro da Umbanda, que fazem coisas erradas. Mas isso acontece em todas as religiões, você sabe disso, e não é por causa dessas pessoas que devemos julgar toda uma religião.
Espero que você me entenda e que não tente me convencer do contrário. E espero que a nossa amizade não se abale por conta disso.

Postagens mais visitadas deste blog

Oração a Ogum Beira Mar

ORAÇÃO A PAI BENEDITO DE ANGOLA

HOMENAGEM AOS OGANS...